Os melhores artigos em um só lugar.

Giroflex, pode ou não pode ?

16 comentários
Para quem não sabe giroflex é aquela luz usada por ambulâncias, bombeiros e pela polícia em caso de emergência, para que no congestionamento o carros que estiverem na frente dêem passagem, acontece que muitos civis estão usando giroflex segundo por uma brecha na lei . E em vários sites você encotra facilmente a venda.
Art. 29, parágrafo VII do CTB:
Parágrafo VII - "Os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente."

Na resolução 268, artigo 3, de 15/02/2008, reforça o parágrafo acima e regulamenta o uso do amarelo-âmbar: "Os veículos prestadores de serviços de utilidade pública, referidos no inciso VIII do art. 29 do Código de Trânsito Brasileiro, identificam-se pela instalação de dispositivo, não removível, de iluminação intermitente ou rotativa, e somente com luz amarelo-âmbar.

Portanto... Se o giroflex for AZUL, não há artigo ou parágrafo que deixa explicito a proibição simples de LUZ INTERMITENTE/ROTATIVA.

Outro dia passou uma matéria no programa do Datena, que eles filmaram um carro com a sirene ligada e com giroflex, mas era só pra passar pelo congestionamento. Acompanharam o carro de helicóptero e o carro estava indo a um lugar comum e eram pessoas comuns (Não policiais, nem bombeiros e nem ambulância).

Então fica a pergunta, giroflex pode ou não pode ?

16 comentários :

Anônimo disse...

No BRASIL, conforme legislação pertinente; o CTB define:::

O condutor do veículo que instalar, sem permissão, comete infração do artigo 230, XIII (Conduzir o veículo com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados), pela instalação de dispositivo luminoso intermitente, pois não se enquadra na norma específica do CONTRAN e conforme o artigo 5º da Resolução 679;

Infração - grave;

Penalidade - multa;

Medida administrativa - retenção do veículo para regularização;

Espero ter ajudado!

Anônimo disse...

Já pensou se todo mundo usar um desses, acho que não pode usar isso não, não tem cabimento.

Internético disse...

Opa,muito obrigado,e parabéns pelo seu blog tbm

Eduardo Antonio disse...

Boa tarde, tenho uma empresa de monitoramento de alarmes e utilizo um giroflex na cor laranja ambar no veiculo de fiscalização, gostaria de saber se posso usar este equipamento estando parado e se posso viajar com ele visivel no veiculo?

Obrigado tenha uma boa tarde!

Anônimo disse...

Claro que não pode qualquer um colocar isso no carro, mas também tenho uma empresa de monitoramento de alarme, e o risto, é algum concorrente ligado a polícia te pegar pra palhaço e levar a lei ao pé da letra. Nós que trabalhamos na área, necessitamos muito desse dispositivo, principalmente na hora de dar um atendimento pela madrugada, pois nos identifica como prestadores de serviços.

Anônimo disse...

posso usar o giroflex de cor azul em casos de emergencia no meu altonovel particular

Unknown disse...

Olá, sou médico veterinário e tenho o serviço vet mobile, que consiste em uma moto atendimento de socorro veterinário, portanto saberiam me dizer a quem recorro pra legalizar o uso do um giroflexvermelhona moto? tem algum artigo que fale sobre o uso do estrobo também? agradeço a atenção
arnaldomedvet@gmail.com

Unknown disse...

Olá Srs, sou médico e militar pelo exercito. Estarei contra a lei se comprar um giroflex removível p\ meu carro, p\ utilizar em casos de emergencia, médica ou militar? E qual seria a cor permitida? Mto obrigado

Anônimo disse...

No caso do Comissario de Menor Poder Judiciario que nas maioria das vezes usam seus carros para atender denuncias, fazer fiscalizações Pode uzar Giroflex e qual cor ?

Anônimo disse...

trabalho no Detran e vejo que muitos aqui tem dúvidas. Recomendo que, nos casos onde haja fundamentação legal para o uso de luz intermitente, PROCURE O DETRAN DE SUA CIDADE e converse com o responsável, se houver amparo legal, o delegado irá carimbar o documento do veículo, permitindo o uso da LUZ INTERMITENTE.
Apesar de (no CTB) não haver um padrão determinado, na prática, luz amarela = prestadores de serviços (guincho, caminhão de lixo, veículos da prefeitura) luz vermelha = polícia (em alguns casos trânsito) e ambulâncias, e luz intermitente azul só veículos da POLÍCIA FEDERAL (muito raro de se ver).
Não coloquem giroflex MUITO MENOS SIRENE em seu veículo particular, isso pode dar mais dor de cabeça do que vocês imaginam, como apreensão do veículo, até (conforme o caso) processo por se passar por funcionário público/polícia etc. Não coloquem pra fazer graça ou dar uma de esperto, qualquer policial sabe reconhecer uma viatura descaracterizada...

Anônimo disse...

Ola trabalho em um banco de sangue muitas das x tenho que levar e buscar sangue para atendimento de urgenci posso usar sirene pois o carro ja indentificado como banco de sangue e escrito emergencia obrigado

Anônimo disse...

Dúvidas......dúvidas.......dúvidas...afinal posso ou não posso?

Anônimo disse...

ligueipara uma empresa de são Paulo e outra de caxias do sulpara comprar giroled e eles disseram que para os carros da minha empresa de monitoramento de alarmes eu poderia usar giroled cor âmbar que não era proibido... mentira deleseles só querem vender,o pessoal do GSVG, me fez tirar pois não pode usarpois não é veiculo de emergência alegaram eles,mas a mais ou menos um ano socorri uma lojista que foi assaltada e esfaqueada numa Sexta-eira de tardinha e levei ela para o hospitalquase morrendo´pois havia perdido muito sangue,liguei o alerta do carro dei sinal de luz mas os carros dos playboi que estavam dando voltinhas na cidade não saiam da frente,ai eu vi a falta de um giroled,se isso não é considerado emergência então não sei o que a policia concidera como emergência mas hoje a nossa lei é uma vergonha,só sabem cobrar impostos taxas e multar,isso é uma vergonha para nosso pais.

Sérgio Vasconcelos de Araújo disse...

Sou frentista em um posto de gasolina e num dia destes eu fui chamado atenção por meus patroes por não ter dado prioridade no atendimento de um veiculo da unimed o qul continha o giroflex ligado,porem,já reparei que toda vez que o motorista desta viatura vem abastecer tal viatura vem com o dito cujo do giroflex ligado ou seja,dá uma de espertinho só pra ser atendido na frente dos outros clientes comuns.a pergunta que faço é.é ilegal o uso do giroflex sem estar atendendo uma chamda de emergência?

Anônimo disse...

Não pode!!!!
Nem um caso particular pode usar!
o PRESIDENTE DA REPUBLICA não pode usar em seu carro particular......só em comboios !

André disse...

pessoal, e simples! compra branco...