Os melhores artigos em um só lugar.

O Que Faz Um Estenotipista? O Que é?

Nenhum comentário
Palavrinha difícil essa não acham?

Mas o significado da função é bem interessante. Segundo o dicionário Estenotipista é a técnica de escrita abreviada que permite anotação das palavras com a mesma rapidez que são ditas.

É o sinônimo de Taquigrafista, o profissional nessa área é aquele que escreve em uma máquina de escrever em miniatura o que a outra pessoa fala, tudo isso em tempo real.

Num júri, por exemplo, é o estenopitista que anota rapidamente tudo o que é pronunciado durante a sessão de julgamento.

Esse profissional deve ter boas técnicas de digitação, e ser ágil faz um grande diferencial, é claro que ele pode adquirir  essa técnica depois de bons treinos.

Sabe quando ligamos a TV e acionamos a tecla close caption e aparece uma legenda no fundo preto na parte debaixo da TV? Pois é quem realiza esse trabalho e um estenopitista,
que está digitando tudo muito rápido ali para você.

Nos programas que são ao vivo o profissional pode digitar até 180 palavras por minuto.
Além da televisão o profissional pode atuar em reuniões, aulas e palestras fazendo a legenda.

O aparelho utilizado para essa digitação tão rápida e o estenótipo, aparelho com apenas 24 teclas, sem indicação de letras, e o teclado não tem símbolos.

Ele funciona da seguinte forma: nele estão gravados o começo e o término das palavras mais comuns, com  essas teclas pressionadas formam-se as palavras. Com isso pode-se escrever várias palavras tocando o teclado pouca vezes.

Hoje um estenopitista não deve ficar digitando mais de duas horas seguidas, mas infelizmente na prática isso não acontece, existem profissionais que ficam digitando nessa maquininha até 8 horas por dia, isso é totalmente prejudicial para o profissional devido a movimentos repetitivos.

Existem poucos profissionais hoje na área. Os cursos também são bem restritos, mas você pode pesquisar em sua cidade local que ministra esses cursos.

O curso também pode ser feito por deficientes visuais que podem através do tato realizar a digitação em um esteriótipo.

Nenhum comentário :