Os melhores artigos em um só lugar.

Cadastrar na Tarifa Social Energia Elétrica em Goiás 2023 Receber o Benefício

Nenhum comentário

A Equatorial Goiás, distribuidora de energia elétrica do estado de Goiás, realizou um levantamento no mês de março e identificou que mais de 400 mil pessoas estão aptas a receber o benefício do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, mas ainda não se cadastraram. Esse dado é preocupante, pois significa que muitas famílias podem estar pagando valores acima do que seria justo em suas contas de energia elétrica.


Para quem não sabe, a Tarifa Social é um programa do Governo Federal que concede descontos de até 65% na tarifa de energia para pessoas de baixa renda. Para se cadastrar ou para manter o benefício é necessário ter o cadastro atualizado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e na distribuidora de energia; renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo nacional; idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC); ou família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha membro portador de doença ou deficiência.

Apesar de ser um programa de grande importância social, ainda há muitas pessoas que desconhecem a Tarifa Social ou que têm dificuldades em se cadastrar. Por isso, a Equatorial Goiás tem realizado diversas campanhas de conscientização e divulgação do programa, com o objetivo de informar a população e incentivar o cadastro.

Nos três primeiros meses do ano, a distribuidora conseguiu cadastrar cerca de 41 mil clientes para receber o benefício. Esse é um número expressivo, mas ainda há muito a ser feito para que todas as pessoas aptas sejam beneficiadas. A previsão é que este incremento injete R$ 9,4 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023. Esse valor representa uma importante injeção de recursos na economia local, já que as famílias beneficiadas poderão destinar esse dinheiro para outras necessidades básicas.

É importante destacar que as cidades com o maior número de clientes aptos e não inscritos são: Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Anápolis, Rio Verde e Valparaíso de Goiás, respectivamente. Esses municípios concentram uma grande parcela da população do estado e, por isso, precisam de uma atenção especial por parte das autoridades e da distribuidora de energia elétrica.

Para se cadastrar na Tarifa Social, basta que a pessoa atenda aos critérios mencionados anteriormente e entre em contato com a Equatorial Goiás. É importante ter em mãos os documentos necessários e atualizados, como o Cadastro Único e a conta de energia elétrica. O processo de cadastro é rápido e simples, e pode ser feito tanto de forma presencial quanto online.

Além de beneficiar as famílias de baixa renda, a Tarifa Social também contribui para a redução do consumo de energia elétrica, já que as famílias beneficiadas tendem a adotar práticas mais conscientes e econômicas em relação ao uso da energia elétrica.

Nenhum comentário :